Toyota Supra MK4: Lenda Urbana Brasileira
O Toyota Supra MK4, lançado em 1993, rapidamente se tornou mais do que um carro esportivo; transformou-se em um ícone cultural que transcendeu fronteiras.
Apesar de nunca ter sido oficialmente vendido no Brasil, o Supra MK4 encontrou seu caminho até as ruas brasileiras através de importações independentes, começando na década de 1990, principalmente dos Estados Unidos e do Japão.
Este fenômeno não fez nada além de intensificar-se nos anos 2000, elevando o Supra MK4 a um status quase mítico entre os entusiastas de automóveis do país.
A essência do Toyota Supra MK4 reside em sua combinação de performance e estilo inigualáveis. Equipado com o motor 2JZ-GTE biturbo de 3.0 litros, o Supra MK4 se destaca tanto na versão japonesa, com potência de 280 cv, quanto na versão americana, alcançando 320 cv.
Esta potência permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Tais especificações não apenas colocam o Toyota no mapa como um dos carros esportivos mais rápidos da época, mas também contribuem para sua aura de desejo e admiração.
Toyota Supra MK4: Lenda Urbana Brasileira
A popularidade do Toyota Supra MK4 no Brasil foi significativamente impulsionada por sua aparição em ícones da cultura pop, como os filmes “Velozes e Furiosos” e “Need for Speed“.
Essas aparições não apenas solidificaram seu status como um símbolo de velocidade e performance, mas também como um objeto de desejo entre os jovens e entusiastas de carros esportivos. O Supra MK4 tornou-se mais do que um carro; transformou-se em um símbolo de status e uma expressão de individualidade e paixão pelo automobilismo.
Qual é o preço do Supra MK4?
A tabela de preços para um Toyota Supra MK4 usado reflete a sua exclusividade e demanda contínua no Brasil:
- 1993: R$250.000
- 1994: R$270.000
- 1995: R$290.000
- 1996: R$310.000
- 1997: R$330.000
- 1998: R$350.000
Os valores variam conforme a condição do carro, quilometragem, opcionais e histórico de manutenção. Modificações podem tanto aumentar quanto diminuir o valor do veículo, dependendo de sua qualidade e natureza.
Qual a potência do Supra MK4?
Diversas versões do Supra MK4 foram disponibilizadas, cada uma com suas próprias características e faixa de preço:
- Supra Turbo (1993-1998): Com motor 2JZ-GTE biturbo, potência de 280 cv (JDM) ou 320 cv (USDM), aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, e um preço médio de R$300.000.
- Supra Twin Turbo (1993-1998): Similar ao Supra Turbo em especificações, com um preço médio ligeiramente superior de R$320.000.
- Supra RZ (1993-1996): Equipado com um motor 2JZ-GE atmosférico, potência de 220 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, a um preço médio de R$280.000.
Ficha técnica do Supra MK4
Aspecto | Especificação (Versão Turbo) |
---|---|
Motorização | – Tipo: 2JZ-GTE biturbo (6 cilindros, 24 válvulas) |
– Cilindrada: 2.997 cm³ | |
– Diâmetro x Curso: 86 mm x 86 mm | |
– Taxa de Compressão: 8.5:1 | |
– Potência Máxima: 280 cv (JDM) / 320 cv (USDM) | |
– Torque Máximo: 43.1 kgfm (JDM) / 43.8 kgfm (USDM) | |
– Combustível: Gasolina | |
– Injeção: Multiponto sequencial | |
– Sistema de Alimentação: Duplo turbocompressor | |
Transmissão | – Manual de 6 velocidades (Getrag V160) |
– Automática de 4 velocidades (Aisin AW30-43LE) | |
– Tração: Traseira | |
Suspensão | – Dianteira: McPherson com molas helicoidais |
– Traseira: Multilink com molas helicoidais | |
Freios | – Dianteiros: Discos ventilados com 4 pistões |
– Traseiros: Discos ventilados com 2 pistões | |
– ABS: Sim | |
Dimensões e Peso | – Comprimento: 4.525 mm |
– Largura: 1.810 mm | |
– Altura: 1.280 mm | |
– Distância entre eixos: 2.550 mm | |
– Peso: 1.440 kg (manual) / 1.500 kg (automático) | |
Desempenho | – Aceleração 0-100 km/h: 4,8s (manual) / 5,1s (automático) |
– Velocidade Máxima: 250 km/h (limitada) | |
– Consumo Médio: 8,5 km/l (combinado) | |
Equipamentos | – Airbags frontais, ABS, direção hidráulica |
– Ar-condicionado, vidros e travas elétricas | |
– Retrovisores elétricos, teto solar elétrico (opcional) | |
– Bancos de couro (opcional), sistema de som premium (opcional) | |
Observações | – Refere-se ao modelo Turbo com motor 2JZ-GTE |
– Modelo RZ com motor 2JZ-GE tem 220 cv, 0-100 km/h em 5,8s | |
– Equipamentos podem variar conforme ano e versão |
As versões destinadas ao mercado japonês (JDM) e americano (USDM) apresentam diferenças significativas, principalmente em termos de potência do motor e equipamentos disponíveis, influenciando diretamente seus preços e desempenho.
O Toyota Supra MK4 é um verdadeiro testamento à engenharia japonesa e à paixão automobilística. Sua presença no Brasil, embora não oficial, reflete uma história de admiração, desejo e a busca incessante por performance e estilo.
O Supra MK4 não é apenas um carro; é uma lenda urbana que continua a inspirar e fascinar gerações de entusiastas de automóveis.
Animado com todas essas novidades e não quer perder nenhuma história ou notícia incrível sobre carros e motos? Então siga o @clubmotor clicando na estrela”☆” e receba informações sobre lançamentos e participe das nossas promoções exclusivas!