Qual a função do alternador de moto e como saber se está com defeito?
Já ouviu falar no alternador de moto? Não? Então não se preocupe, neste artigo iremos te explicar tudo sobre este componente. Dessa forma, você saberá o que ele é e poderá se antecipar a problemas.
Para isso, vamos ver ao longo do artigo:
- O que é alternador de moto
- Qual a função deste componente
- As principais peças do alternador
- Outras peças importantes que completam o sistema
Assim, podemos ter uma noção bem completa sobre este componente. E então, vamos começar?
O que é alternador de moto?
O alternador é um componente que está presente no motor da moto, o qual faz movimentos mecânicos e transforma a energia gerada em energia elétrica. Com isso, manda o que foi gerado para a bateria do modelo, podendo então recarregá-la.
Para que fique mais claro, podemos dizer que este componente é uma espécie de gerador para o motor.
Geralmente, o alternador consegue gerar uma energia de 14 Volts, em média. Uma energia que passa por seus componentes. Mas, antes de vermos quais são eles, vamos saber mais sobre as funções do alternador.
Qual a função do alternador então?
Como vimos, o alternador da moto é responsável por transformar energia mecânica em elétrica. Com isso, seu papel é fundamental. Por quê?
Bom, porque o alternador é responsável por alimentar a bateria da moto. Logo, sem energia, a moto não irá mais funcionar.
Dessa forma, este é um dos mais importantes componentes de todo o sistema. Caso ele esteja com algum problema, o motor não funcionará, já que a bateria não terá energia o suficiente.
Logo, fique de olho no estado dessa peça. Não se esqueça de incluí-la nas revisões.
Agora, vamos ver alguns dos componentes principais que completam este sistema.
Componentes principais do sistema de alternador da moto
Existem, nas motos, dois componentes que completam o sistema do alternador. Abaixo, você confere cada um deles.
CDI
A caixa CDI é responsável por liberar a tensão certa para que o sistema de ignição da moto funcione. Apenas com um pulso elétrico do componente é que a vela de ignição pode funcionar.
Assim, eles produzem faíscas de curta duração e alta tensão.
Estator
Este componente é necessário para transformar a energia do movimento em energia elétrica. Ele fica na carcaça da moto.
Assim, estes componentes são importantes para entendermos o funcionamento do sistema. Principalmente referente às bobinas. Algo que veremos a seguir.
Quais são os outros componentes do alternador de moto?
Além do CDI e do Estator, o sistema acoplado ao alternador é composto por outras partes. As bobinas são essenciais para o funcionamento da moto. Com isso, confira abaixo aquelas que são as principais.
Bobina de pulso
Este componente mostra a posição do pistão e, por meio de pulsos magnéticos, informa o CDI da moto. Assim, é controlado como é feito o disparo de centelhas pela ignição, sabendo o momento exato para isso.
Bobina de luz
Essa bobina, como o próprio nome dá a entender, é responsável por distribuir energia para todo o sistema de luz da moto. Logo, farol e lanterna recebem a energia deste componente. Além disso, caso sua moto possua um painel, então ele é iluminado através dessa bobina.
Bobina de força
Este é um componente que não está presente em todas as motos. Ele se encontra mais em modelos mais antigos.
Através do volante magnético, a bobina de força gera energia para todo o sistema da moto.
E então, conseguiu aprender o que é alternador de moto? Como está o componente de seu veículo?
Por fim, antes de sair do artigo, não se esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais. Dessa maneira, mais pessoas podem conhecer sobre o alternador.
Animado com todas essas novidades e não quer perder nenhuma história ou notícia incrível sobre carros e motos?
Então siga o @clubmotor clicando na estrela”☆” e receba informações sobre lançamentos e participe das nossas promoções exclusivas!