Carros

Qual a desvantagem de comprar um carro zero?

O carro zero acaba sendo uma opção para quem procura um modelo moderno, com as principais novidades da geração do veículo. Entretanto, este tipo de modelo pode te dar um prejuízo!

por que não comprar um carro zero

A compra de um carro 0km pode vir com certas desvantagens, que acabam fazendo com que essa operação não seja nada vantajosa.

Sendo assim, veremos então as principais desvantagens de se comprar um carro zero. Com isso, você poderá decidir se vale ou não a pena comprar um modelo saído direto da fábrica.

Desvantagens comprar um carro zero

Muitas pessoas olham para o carro zero, como um sonho de consumo. Na verdade, isso é muito comum. Afinal, como falamos anteriormente, ele pode proporcionar o que há de mais moderno em diversos pontos.

Entretanto, possui algumas desvantagens, que acabam fazendo com que não seja viável comprar esse tipo de modelo.

Sendo assim, entre as desvantagens, podemos destacar:

Gastos iniciais

Logo que você compra um veículo que acabou de sair da concessionária, tem que se preocupar com diversos gastos iniciais.

O primeiro deles são as taxas de emplacamento e de primeira documentação. Com isso, os impostos são mais caros e acabam deixando o modelo com um valor acima.

Assim, se o veículo é ainda financiado, você poderá pagar muito mais por ele! Afinal, você deve colocar nessa balança, todas as despesas mensais que terá com o modelo.

Mais despesas

Além dos impostos, algumas despesas a mais devem ser consideradas por aqui, principalmente aquelas referentes à propriedade do veículo. Sendo assim, IPVA e DPVAT acabam sendo mais elevados, além de serem despesas obrigatórias.

Não podemos nos esquecer, que grande parte dessas despesas acabam levando em conta o valor oficial do veículo na Tabela FIPE, para poder cobrar uma taxa em cima. Sendo então um carro 0km, seu valor será mais alto do que outros modelos.

por que não comprar um carro zero 2

Seguro mais caro

Outra desvantagem que acaba sendo um peso, é o seguro veicular. Para carro zero, o seguro costuma ficar um pouco mais caro, já que o valor do veículo, consequentemente, é maior.

Sendo assim, poderá pagar mais pelo serviço. Afinal, é a mesma lógica da desvantagem anterior. A maioria das seguradoras, senão todas, utilizam o valor do veículo na Tabela FIPE, para poder precificar o serviço.

Desvalorização do carro zero

Assim que o modelo sai da concessionária, o carro já tem uma desvalorização em seu valor. Essa desvalorização poderá ser maior do que até 20%.

Isso acontece, pois agora ele não será mais zero e ficará na condição de seminovo, onde a competição é maior. Principalmente contra carros de gerações mais novas e que possuem um bom estado.

Além disso, para modelos que já tem uma desvalorização nata, que acontece anualmente, esse prejuízo poderá ser ainda maior.

Por isso, comprar um carro zero não é uma tarefa que deve ser feita, sem antes pesquisar muito.

E então, vale a pena comprar um carro zero?

Bom, como vimos, a compra de um carro 0km envolve muitas desvantagens. Com isso, você deve analisar muito bem a compra, antes de partir para um modelo saído diretamente da fábrica.

Coloque na balança, será que toda aquela tecnologia vale o preço a ser pago?

Com isso, comprar um modelo novo é uma tarefa que demanda muito planejamento. Além disso, você deve ficar muito ciente de todas as despesas a mais que terá. Como falamos, não é apenas o valor do carro que você pagará, tem taxas e despesas que são fixas.

Assim, se você ainda está pretendendo financiar um carro zero, também tem que colocar na ponta do lápis o valor total que será pago.

Mas e você, o que acha sobre o assunto? Acredita que ainda vale a pena comprar um carro zero?

David Dias

Me chamo David Dias e sou apaixonado por escrever sobre motos, carros, receitas, finanças, tecnologia e marketing digital. Espero que goste dos meus artigos

Avatar de David Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *