Honda WR-V retornará ao Brasil como concorrente do Toyota Yaris Cross
A Honda planeja relançar o SUV WR-V no Brasil, porém com um conceito bastante diferente do modelo anterior.
O futuro SUV de entrada da marca japonesa, conhecido internamente como projeto 3UT, está sendo desenvolvido especificamente para o mercado brasileiro. A produção do veículo será realizada em Itirapina (SP) e a previsão é de que comece entre 2025 e 2026.
Conforme o Club Motor noticiou no começo deste ano, a Honda está elaborando um novo plano de investimentos para o Brasil, abrangendo um período de cinco anos, entre 2024 e 2028.
Durante esse ciclo, a empresa pretende renovar sua linha de modelos nacionais (City, City Hatch e HR-V), introduzir um motor híbrido flex e lançar novos produtos baseados na plataforma GSC (Global Small Car).
Novo Honda WR-V nacional
O novo Honda WR-V será construído com base na mesma plataforma do City e do HR-V brasileiros. O modelo foi recentemente lançado no Japão sob o nome WR-V, embora já tenha sido apresentado anteriormente na Índia como Elevate.
No Brasil, ainda não está definido qual será o nome adotado pela Honda, porém acredita-se que a preferência seja pelo WR-V.
Em relação às dimensões, o novo Honda WR-V ou Elevate possui comprimento de 4.312 mm, largura de 1.790 mm, altura de 1.650 mm e distância entre-eixos de 2.650 mm.
Com isso, o modelo é 7,3 cm mais curto que o HR-V brasileiro, possui a mesma largura, é 6 cm mais alto e tem 4 cm a mais de distância entre-eixos.
Embora o porte seja semelhante, o WR-V ou Elevate será um projeto mais simples em comparação ao HR-V e ocupará uma posição inferior na linha de produtos da Honda no Brasil.
Ele preencherá a lacuna entre o HR-V e a dupla City, atuando em faixa de preço entre R$ 120.000 e R$ 160.000. Dessa forma, competirá diretamente com o Toyota Yaris Cross e o Renault Kardian.
Motorização e variantes
Espera-se que as versões de entrada do novo Honda WR-V sejam equipadas com o motor 1.5 flex aspirado de 16 válvulas, com injeção direta de combustível, combinado a uma transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas.
Esse motor entrega 126 cv de potência e 15,5 kgfm de torque com gasolina, e 15,8 kgfm com etanol.
Existe a possibilidade de uma variante híbrida e:HEV do novo Honda WR-V ou Elevate, porém ela é mais esperada para uma segunda fase do projeto.
O veículo compartilhará alguns componentes do City, como volante, central multimídia, painel de instrumentos parcialmente digital, manopla de câmbio e freio de estacionamento manual por alavanca.
A expectativa é de que o consumo do WR-V brasileiro, avaliado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, se aproxime de 15 km/l com gasolina em condições de rodovia.
Perspectivas futuras
Com o retorno do Honda WR-V, a marca pretende fortalecer sua posição no mercado brasileiro, oferecendo um SUV de entrada competitivo.
A possibilidade da versão híbrida mostra o compromisso da Honda em se alinhar às tendências de eletrificação no país.
Os detalhes finais do modelo ainda estão em processo de desenvolvimento, mas a expectativa é de que o WR-V ofereça um design renovado, tecnologia avançada e desempenho eficiente para atrair os consumidores brasileiros.
Gostou das novidades? Então siga o @clubmotor clicando na estrela”☆” e receba informações sobre lançamentos e participe das nossas promoções exclusivas!