Honda Tornado 300 2025: O Retorno Triunfal de um Ícone Trail
A Honda acaba de anunciar um dos lançamentos mais aguardados no mercado brasileiro de motocicletas: a Honda Tornado 300 2025. Para os entusiastas de motos trail, essa notícia soa como uma verdadeira sinfonia.
A Tornado, que marcou uma geração, está de volta – mais potente, mais ágil e com um design que respira modernidade.
Mas o que torna essa moto tão especial? Veja a seguir todos os detalhes da nova Tornado 300, desde suas especificações técnicas até as primeiras impressões sobre seu desempenho tanto na cidade quanto em trilhas. E, claro, vamos entender como ela se posiciona frente à concorrência.
Design e Estilo: Um Retorno às Origens com Toques Modernos
A nova Tornado 300 2025 não apenas homenageia o legado da linha Tornado, mas também se adapta aos padrões modernos de design e funcionalidade.
Seu visual é claramente inspirado na linha CRF da Honda, refletido nos grafismos arrojados e na cor vermelha vibrante, única opção disponível.
Com uma silhueta esbelta, banco fino e paralama alto, a moto é claramente pensada para quem leva a sério o off-road. Essas características conferem à Tornado 300 uma postura agressiva, pronta para encarar qualquer terreno com facilidade.
Além do visual, o peso reduzido de 143 kg a seco (3 kg a menos que a Sahara) garante uma pilotagem mais ágil e dinâmica, especialmente em terrenos irregulares. É o tipo de moto que não se contenta apenas com o asfalto.
Desempenho e Tecnologia: Um Salto Evolutivo
Embora compartilhe o chassi do tipo berço duplo derivado da CRF 250F com a Sahara 300, a Tornado 300 vai além em termos de desempenho.
As mudanças na geometria da suspensão dianteira, como o novo ângulo de cáster e o ajuste do garfo telescópico, foram feitas para aprimorar sua agilidade nas trilhas.
Na traseira, o link do amortecedor foi alongado para aumentar o curso da suspensão para 227 mm, garantindo maior absorção de impactos em terrenos acidentados.
A suspensão dianteira, com 245 mm de curso, também recebeu melhorias, como novas coifas (sanfonas) e ajustes.
Quando se trata de motor, a Tornado 300 traz um monocilíndrico de 250 cm³, já conhecido de modelos como a CB 300F Twister e a Sahara 300.
Com 24,3 cv de potência e 2,7 kgf.m de torque, ambos a 7.500 rpm, o motor é flex, adaptando-se tanto à gasolina quanto ao etanol. A entrega de potência é suave, mas suficiente para garantir uma velocidade máxima de 124 km/h.
Nas Trilhas: O Habitat Natural da Tornado 300
A Tornado 300 foi concebida para ser uma verdadeira moto off-road em um pacote que pode ser emplacado para circular nas ruas.
Durante um teste realizado nas trilhas de Campos do Jordão (SP), onde 70% do percurso era composto por asfalto e 30% por terrenos off-road, a Tornado 300 demonstrou toda sua versatilidade.
Apesar de ser menos confortável em longas distâncias, devido ao assento mais fino e à posição de pilotagem “de peito aberto“, a moto mostrou-se uma companheira fiel em terrenos acidentados.
As pedaleiras sem borracha e a carenagem mais estreita permitiram uma condução mais firme e estável, enquanto as suspensões absorveram bem os impactos das estradas de terra.
Porém, nem tudo são flores. O painel digital, embora eficiente em estradas asfaltadas, acumulou muita poeira nas trilhas, tornando-se ilegível.
Além disso, a impossibilidade de desativar o sistema ABS nos freios traseiros foi um ponto negativo para os puristas do off-road.
Concorrência e Posicionamento no Mercado
A nova Tornado 300 não está sozinha no mercado. Ela chega para competir diretamente com modelos como a Yamaha XTZ 250 Lander e, indiretamente, com sua irmã Sahara 300 Rally.
A Honda acredita que a Tornado 300, apesar de compartilhar várias semelhanças com a Sahara, não irá “canibalizar” as vendas da outra.
A Tornado é destinada àqueles que buscam uma verdadeira experiência off-road, enquanto a Sahara atende melhor quem quer uma moto trail com maior foco em estradas pavimentadas.
Honda Tornado 300: Ficha Técnica
Especificação | Detalhes |
---|---|
Motor | Monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar |
Cilindrada | 291,6 cm³ |
Potência Máxima | Aproximadamente 25,4 cv a 7.500 rpm |
Torque Máximo | 27,6 Nm a 6.000 rpm |
Transmissão | 5 velocidades |
Partida | Elétrica |
Dimensões | Comprimento: 2.160 mm, Largura: 843 mm, Altura: 1.195 mm |
Distância entre eixos | 1.410 mm |
Altura do assento | 860 mm |
Peso em ordem de marcha | Aproximadamente 157 kg |
Capacidade do tanque | 13,8 litros (incluindo reserva de 3,5 litros) |
Consumo | 27 km/l a 30 km/l (média combinada cidade/estrada) |
Chassi | Berço semi-duplo |
Suspensão Dianteira | Garfo telescópico de 245 mm de curso |
Suspensão Traseira | Pro-Link de 225 mm de curso |
Freios | Disco simples de 256 mm (dianteiro) e 220 mm (traseiro) |
Pneus | Dianteiro 90/90-21, Traseiro 120/80-18 |
Velocidade Máxima | Aproximadamente 135 km/h |
Aceleração (0-100 km/h) | Aproximadamente 10,5 segundos |
Outros Detalhes | Painel digital com indicador de marcha, hodômetro total e parcial, relógio, velocímetro e conta-giros, Farol LED, Bateria 12V 6Ah |
Vale a Pena Comprar a Nova Tornado 300?
A Honda Tornado 300 2025 é, sem dúvida, um retorno triunfal de um ícone das trilhas brasileiras. Com um preço sugerido de R$ 27.690, ela se posiciona como uma opção atraente para quem quer uma moto trail que não se intimida fora do asfalto.
Embora tenha alguns pontos que podem ser aprimorados, como a impossibilidade de desativar o ABS traseiro e a falta de protetores de mão, a Tornado 300 compensa com um desempenho sólido, um design atraente e a confiabilidade que se espera de um modelo Honda.
Se você é um motociclista que valoriza a performance off-road, mas não quer abrir mão da possibilidade de circular nas ruas, a Tornado 300 é uma escolha que merece ser considerada.
Curtiu a nova Honda Tornado 300 2025? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião! Não se esqueça de seguir nossas redes sociais para ficar por dentro das últimas novidades do mundo das duas rodas!