É permitido usar viseira espelhada para pilotar motos?
O capacete, juntamente com outros equipamentos de segurança, são essenciais para o piloto. Atualmente, a viseira é um item obrigatório para o equipamento. Entretanto, muitos gostam da customização e preferem a viseira espelhada.
Mas, será que uma viseira espelhada é permitida para você pilotar sua moto?
Bom, é isso que iremos descobrir ao longo do artigo. Sendo assim, vamos te mostrar tudo sobre o assunto, para que não fique com nenhuma dúvida a respeito disso.
Começaremos então vendo sobre para que serve a viseira. Além disso, quais são as regras de utilização e penalidades, caso as descumpra. Por fim, podemos entrar no assunto principal, que é a viseira espelhada. Assim, você descobrirá se ela é ou não permitida.
E então, vamos começar?
Para que serve a viseira e quais as obrigações referentes ao componente?
A viseira, como falamos anteriormente, é um componente essencial do capacete e para sua proteção. Sua função é muito importante. Ela protege o rosto do piloto, contra qualquer detrito ou objeto que seja levantado da estrada e atinja seu rosto. Sendo assim, ela não protege apenas de poeira ou água, mas de outros objetos perigosos, como pedras.
Além disso, o componente consegue trazer uma melhor visão para o piloto. Afinal, muitos objetos que voam no rosto do piloto, podem atrapalhar. Com isso, a segurança enquanto estiver pilotando é ainda mais garantida.
Com isso, de acordo com a lei, é obrigatório o uso da viseira. Logo, ela é um componente onde devemos ficar atentos a sua utilização.
Sendo assim, a legislação de trânsito vigente coloca algumas obrigações e formas de utilização da viseira. São elas:
- Em qualquer momento em que estiver pilotando, é obrigatório o uso de capacete com a viseira tampando o rosto ou a utilização de um óculos de proteção. Esse último, deve ser utilizado em capacetes sem viseira, a substituindo. Também são obrigatórios.
- Sempre o piloto deve usar a viseira abaixada, menos quando a moto estiver parada. Sendo assim, você poderá levantá-la quando estiver estacionado ou esperando o farol abrir.
Como vimos, a viseira é algo essencial e que o piloto deve ficar atento ao seu uso. Sendo assim, não utilizá-la leva a algumas infrações. Vamos ver mais sobre isso a seguir.
O que acontece se não utilizar viseira?
Caso você não utilize a viseira poderá receber alguma penalidade. Como a lei coloca a obrigatoriedade do uso do componente, a sua não utilização é uma infração média.
Sendo assim, a multa será por volta de R$ 130,16 e podem ser retirados até 4 pontos de sua habilitação.
Dependendo de como foi seu comportamento no trânsito anteriormente, o veículo poderá ser retido e sua habilitação suspensa.
Com isso, atenção ao uso da viseira!
E a viseira espelhada, pode ser utilizada?
Como vimos, a viseira é um componente extremamente importante. Sendo assim, sua utilização é algo mais do que essencial.
Mas, e a viseira espelhada?
Bom, a lei não tem nenhum tipo de proibição para o uso de uma viseira espelhada.
Dessa forma, a viseira espelhada é permitida. Ainda, a lei coloca que ela não é a única possível. Com isso, além da espelhada, você poderá utilizar a de cristal e a fumê.
Entretanto, existem algumas restrições, com relação à utilização. A mais recomendada é a viseira cristalizada, ou transparente. Afinal, a espelhada e a fumê não podem ser utilizadas durante a noite.
Já no dia, não há nenhuma proibição com o uso da viseira espelhada ou fumê. Essas são até recomendadas, já que diminui a incidência dos raios solares diretamente nos olhos.
E então, o que achou do artigo? Vai agora utilizar a viseira espelhada?
Animado com todas essas novidades e não quer perder nenhuma história ou notícia incrível sobre carros e motos?
Então siga o @clubmotor clicando na estrela”☆” e receba informações sobre lançamentos e participe das nossas promoções exclusivas!