Citroën Basalt 2025: Preço, Ficha Técnica e Consumo do SUV que É Bom e Barato
Na minha última visita à concessionária da Citroën, tive a oportunidade de testar o Citroën Basalt 2025, um SUV compacto que promete ser uma das grandes apostas do ano.
Desde o momento em que entrei no showroom, o modelo já chamou a atenção pelo seu design arrojado e robusto, com linhas modernas que remetem à nova identidade visual da marca.
Logo que me aproximei do Basalt, pude notar o cuidado nos detalhes, desde os faróis em LED até as rodas diamantadas de 16 polegadas nas versões mais completas.
Ao entrar no veículo, fiquei surpreso com o espaço interno, especialmente no porta-malas, que conta com generosos 490 litros, um destaque para a categoria de SUVs compactos.
Versões e Preços do Citroën Basalt 2025
A Citroën oferece o Basalt em diferentes versões, com preços que variam conforme os pacotes de equipamentos e motorização. O modelo começa com o preço inicial de R$ 89.990 na versão mais simples, mas ao testar a versão First Edition, que custa R$ 109.990, percebi que cada detalhe foi pensado para oferecer um excelente custo-benefício, comparável a carros populares como o Onix e o HB20. Veja os preços de cada versão:
- Feel 1.0 Manual: R$ 89.990
- Feel Turbo 1.0 T Automático: R$ 96.990
- Shine Turbo 1.0 T Automático: R$ 104.990
- First Edition Turbo 1.0 T Automático: R$ 109.990
Em comparação com outros modelos da marca, como o Citroën e-C3 elétrico, o Basalt a combustão oferece uma alternativa com excelente desempenho, e o preço, claro, é um diferencial importante.
Motorização e Consumo
O Citroën Basalt 2025 oferece duas opções de motorização: um motor 1.0 Firefly aspirado e uma versão 1.0 Turbo 200, que entrega até 130 cv de potência.
Testei as duas motorizações, e posso dizer que, enquanto a versão aspirada é ideal para quem busca economia, a versão Turbo impressiona pelo desempenho e agilidade nas arrancadas, especialmente no trânsito urbano.
Durante o teste, registrei os seguintes números de consumo:
Versão Feel 1.0 Manual:
- Gasolina (Cidade): 13 km/l
- Gasolina (Estrada): 14,6 km/l
- Etanol (Cidade): 9,3 km/l
- Etanol (Estrada): 10,2 km/l
Versões Turbo (Feel, Shine, First Edition):
- Gasolina (Cidade): 11,9 km/l
- Gasolina (Estrada): 13,7 km/l
- Etanol (Cidade): 8,3 km/l
- Etanol (Estrada): 9,6 km/l
Para quem prioriza economia, a versão Feel 1.0 Manual foi a que melhor performou no teste, com médias acima de 14 km/l na estrada com gasolina.
Já a versão Turbo, mesmo sendo mais potente, apresentou consumo equilibrado para um SUV compacto com motor turbo, o que é ótimo para quem deseja desempenho sem abrir mão da economia.
Equipamentos e Conforto: Um SUV Completo para Todas as Versões
Outro ponto que me chamou atenção durante o teste foi a quantidade de equipamentos que a Citroën colocou no Basalt, mesmo na versão de entrada.
Desde a versão Feel 1.0 Manual, o carro já vem equipado com uma central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além de câmera de ré e painel digital de 7 polegadas.
Nas versões Turbo, como a First Edition, que foi a que testei mais a fundo, o nível de acabamento sobe significativamente. Os bancos com revestimento premium, o ar-condicionado digital, as rodas diamantadas e os sensores de estacionamento traseiros fizeram toda a diferença no conforto ao dirigir.
Confira a lista de principais itens de série de cada versão:
Feel 1.0 Manual:
- Motor 1.0 Firefly com câmbio manual de 5 marchas.
- Painel digital de 7 polegadas.
- Câmera de ré e ar-condicionado manual.
- Android Auto e Apple CarPlay.
- Vidros e travas elétricas, rodas de 16 polegadas.
Feel Turbo 1.0 T Automático:
- Motor Turbo 200 de até 130 cv.
- Câmbio CVT com três modos de condução.
- Assistente de partida em rampa e controle de estabilidade.
Shine Turbo 1.0 T Automático:
- Bancos premium, ar-condicionado digital.
- Faróis de neblina e rodas diamantadas.
- Sensores de estacionamento traseiros.
First Edition Turbo 1.0 T Automático:
- Exclusividades como pintura bitom e pedaleiras esportivas.
- Todos os itens da versão Shine, com acabamento interno ainda mais refinado.
A experiência ao volante foi bem positiva. A direção elétrica progressiva facilita muito as manobras e a suspensão absorve bem as irregularidades das ruas.
O Citroën Basalt 2025 tem um ótimo desempenho urbano, sendo fácil de conduzir no trânsito, mas também me surpreendeu na estrada, principalmente nas versões turbo.
Comparativo com Concorrentes
Para entender melhor o posicionamento do Basalt no mercado, comparei o modelo com dois de seus principais concorrentes: o Hyundai Creta e o Jeep Renegade.
O que me chamou a atenção foi como o Basalt consegue oferecer mais espaço de porta-malas e um preço significativamente menor, sem deixar de lado o conforto e a tecnologia.
Característica | Citroën Basalt 2025 | Hyundai Creta | Jeep Renegade |
---|---|---|---|
Preço | A partir de R$ 89.990 | A partir de R$ 108.990 | A partir de R$ 126.990 |
Motorização | 1.0 Firefly ou Turbo 200 (130 cv) | 1.0 Turbo GDI (120 cv) ou 2.0 (167 cv) | 1.3 Turbo T270 (185 cv) |
Consumo médio (gasolina) | 14,6 km/l na estrada | 12,4 km/l na estrada | 11,5 km/l na estrada |
Capacidade do porta-malas | 490 litros | 422 litros | 320 litros |
Equipamentos | Android Auto, Apple CarPlay, câmera de ré | Conectividade BlueLink | Sistema Uconnect 8.4″ |
Claramente, o Citroën Basalt 2025 se destaca pela relação custo-benefício. Se compararmos com o Citroën C3 usado, o Basalt 2025 apresenta-se como uma excelente escolha para quem deseja um SUV moderno e econômico.
Ficha Técnica Completa do Citroën Basalt 2025
Aqui está a ficha técnica completa do Citroën Basalt 2025, com todas as especificações que você precisa saber:
Especificação | Citroën Basalt 2025 |
---|---|
Preço | A partir de R$ 89.990 |
Motorização | 1.0 Firefly ou 1.0 Turbo 200 |
Potência | 130 cv (versão turbo) |
Torque | 20,4 kgfm (versão turbo) |
Consumo Cidade (gasolina) | 11,9 km/l |
Consumo Estrada (gasolina) | 14,6 km/l |
Transmissão | Manual de 5 marchas ou CVT |
Suspensão dianteira | McPherson |
Suspensão traseira | Eixo de torção |
Freios | Discos ventilados (dianteiros) e tambores (traseiros) |
Pneus | 205/60 R16 |
Capacidade do porta-malas | 490 litros |
Peso | 1.250 kg |
Comprimento | 4.299 mm |
Largura | 1.765 mm |
Altura | 1.540 mm |
Entre-eixos | 2.610 mm |
Citroën Basalt 2025 é uma Escolha inteligente?
Com base no meu teste e nas especificações apresentadas, o Citroën Basalt 2025 se mostra uma excelente opção para quem busca um SUV compacto com preço competitivo, bom desempenho e economia. Ele entrega mais do que promete, e a experiência de dirigir é confortável e segura.
Se você está em dúvida entre comprar um carro compacto ou um SUV, o Basalt oferece um excelente custo-benefício e espaço interno superior. Vale a pena agendar um test-drive e experimentar por si mesmo.