Carros

Citroën Basalt 2025: Preço, Ficha Técnica e Consumo do SUV que É Bom e Barato

Na minha última visita à concessionária da Citroën, tive a oportunidade de testar o Citroën Basalt 2025, um SUV compacto que promete ser uma das grandes apostas do ano.

Desde o momento em que entrei no showroom, o modelo já chamou a atenção pelo seu design arrojado e robusto, com linhas modernas que remetem à nova identidade visual da marca.

Logo que me aproximei do Basalt, pude notar o cuidado nos detalhes, desde os faróis em LED até as rodas diamantadas de 16 polegadas nas versões mais completas.

Ao entrar no veículo, fiquei surpreso com o espaço interno, especialmente no porta-malas, que conta com generosos 490 litros, um destaque para a categoria de SUVs compactos.

Citroën Basalt 2025 6
Foto/Reprodução: Citroën

Versões e Preços do Citroën Basalt 2025

A Citroën oferece o Basalt em diferentes versões, com preços que variam conforme os pacotes de equipamentos e motorização. O modelo começa com o preço inicial de R$ 89.990 na versão mais simples, mas ao testar a versão First Edition, que custa R$ 109.990, percebi que cada detalhe foi pensado para oferecer um excelente custo-benefício, comparável a carros populares como o Onix e o HB20. Veja os preços de cada versão:

  • Feel 1.0 Manual: R$ 89.990
  • Feel Turbo 1.0 T Automático: R$ 96.990
  • Shine Turbo 1.0 T Automático: R$ 104.990
  • First Edition Turbo 1.0 T Automático: R$ 109.990

Em comparação com outros modelos da marca, como o Citroën e-C3 elétrico, o Basalt a combustão oferece uma alternativa com excelente desempenho, e o preço, claro, é um diferencial importante.

Motorização e Consumo

O Citroën Basalt 2025 oferece duas opções de motorização: um motor 1.0 Firefly aspirado e uma versão 1.0 Turbo 200, que entrega até 130 cv de potência.

Testei as duas motorizações, e posso dizer que, enquanto a versão aspirada é ideal para quem busca economia, a versão Turbo impressiona pelo desempenho e agilidade nas arrancadas, especialmente no trânsito urbano.

Durante o teste, registrei os seguintes números de consumo:

Versão Feel 1.0 Manual:

  • Gasolina (Cidade): 13 km/l
  • Gasolina (Estrada): 14,6 km/l
  • Etanol (Cidade): 9,3 km/l
  • Etanol (Estrada): 10,2 km/l

Versões Turbo (Feel, Shine, First Edition):

  • Gasolina (Cidade): 11,9 km/l
  • Gasolina (Estrada): 13,7 km/l
  • Etanol (Cidade): 8,3 km/l
  • Etanol (Estrada): 9,6 km/l

Para quem prioriza economia, a versão Feel 1.0 Manual foi a que melhor performou no teste, com médias acima de 14 km/l na estrada com gasolina.

Já a versão Turbo, mesmo sendo mais potente, apresentou consumo equilibrado para um SUV compacto com motor turbo, o que é ótimo para quem deseja desempenho sem abrir mão da economia.

Equipamentos e Conforto: Um SUV Completo para Todas as Versões

Outro ponto que me chamou atenção durante o teste foi a quantidade de equipamentos que a Citroën colocou no Basalt, mesmo na versão de entrada.

Desde a versão Feel 1.0 Manual, o carro já vem equipado com uma central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além de câmera de ré e painel digital de 7 polegadas.

Nas versões Turbo, como a First Edition, que foi a que testei mais a fundo, o nível de acabamento sobe significativamente. Os bancos com revestimento premium, o ar-condicionado digital, as rodas diamantadas e os sensores de estacionamento traseiros fizeram toda a diferença no conforto ao dirigir.

Confira a lista de principais itens de série de cada versão:

Feel 1.0 Manual:

  • Motor 1.0 Firefly com câmbio manual de 5 marchas.
  • Painel digital de 7 polegadas.
  • Câmera de ré e ar-condicionado manual.
  • Android Auto e Apple CarPlay.
  • Vidros e travas elétricas, rodas de 16 polegadas.

Feel Turbo 1.0 T Automático:

  • Motor Turbo 200 de até 130 cv.
  • Câmbio CVT com três modos de condução.
  • Assistente de partida em rampa e controle de estabilidade.

Shine Turbo 1.0 T Automático:

  • Bancos premium, ar-condicionado digital.
  • Faróis de neblina e rodas diamantadas.
  • Sensores de estacionamento traseiros.

First Edition Turbo 1.0 T Automático:

  • Exclusividades como pintura bitom e pedaleiras esportivas.
  • Todos os itens da versão Shine, com acabamento interno ainda mais refinado.

A experiência ao volante foi bem positiva. A direção elétrica progressiva facilita muito as manobras e a suspensão absorve bem as irregularidades das ruas.

O Citroën Basalt 2025 tem um ótimo desempenho urbano, sendo fácil de conduzir no trânsito, mas também me surpreendeu na estrada, principalmente nas versões turbo.

Comparativo com Concorrentes

Para entender melhor o posicionamento do Basalt no mercado, comparei o modelo com dois de seus principais concorrentes: o Hyundai Creta e o Jeep Renegade.

O que me chamou a atenção foi como o Basalt consegue oferecer mais espaço de porta-malas e um preço significativamente menor, sem deixar de lado o conforto e a tecnologia.

Característica Citroën Basalt 2025 Hyundai Creta Jeep Renegade
Preço A partir de R$ 89.990 A partir de R$ 108.990 A partir de R$ 126.990
Motorização 1.0 Firefly ou Turbo 200 (130 cv) 1.0 Turbo GDI (120 cv) ou 2.0 (167 cv) 1.3 Turbo T270 (185 cv)
Consumo médio (gasolina) 14,6 km/l na estrada 12,4 km/l na estrada 11,5 km/l na estrada
Capacidade do porta-malas 490 litros 422 litros 320 litros
Equipamentos Android Auto, Apple CarPlay, câmera de ré Conectividade BlueLink Sistema Uconnect 8.4″

Claramente, o Citroën Basalt 2025 se destaca pela relação custo-benefício. Se compararmos com o Citroën C3 usado, o Basalt 2025 apresenta-se como uma excelente escolha para quem deseja um SUV moderno e econômico.

Ficha Técnica Completa do Citroën Basalt 2025

Aqui está a ficha técnica completa do Citroën Basalt 2025, com todas as especificações que você precisa saber:

Especificação Citroën Basalt 2025
Preço A partir de R$ 89.990
Motorização 1.0 Firefly ou 1.0 Turbo 200
Potência 130 cv (versão turbo)
Torque 20,4 kgfm (versão turbo)
Consumo Cidade (gasolina) 11,9 km/l
Consumo Estrada (gasolina) 14,6 km/l
Transmissão Manual de 5 marchas ou CVT
Suspensão dianteira McPherson
Suspensão traseira Eixo de torção
Freios Discos ventilados (dianteiros) e tambores (traseiros)
Pneus 205/60 R16
Capacidade do porta-malas 490 litros
Peso 1.250 kg
Comprimento 4.299 mm
Largura 1.765 mm
Altura 1.540 mm
Entre-eixos 2.610 mm

Citroën Basalt 2025 é uma Escolha inteligente?

Com base no meu teste e nas especificações apresentadas, o Citroën Basalt 2025 se mostra uma excelente opção para quem busca um SUV compacto com preço competitivo, bom desempenho e economia. Ele entrega mais do que promete, e a experiência de dirigir é confortável e segura.

Se você está em dúvida entre comprar um carro compacto ou um SUV, o Basalt oferece um excelente custo-benefício e espaço interno superior. Vale a pena agendar um test-drive e experimentar por si mesmo.

David Dias

David Dias é um especialista em tecnologia, SEO e automóveis com uma vasta experiência em análise de tendências e desenvolvimento de estratégias digitais. Sua paixão por inovação tecnológica e veículos de última geração, aliada à sua habilidade em otimização para motores de busca, torna seus artigos uma referência para profissionais e entusiastas. David se dedica a fornecer conteúdo de alta qualidade que ajuda seus leitores a navegar pelo dinâmico mundo da tecnologia, melhorar sua presença online e entender melhor o universo automotivo. Interesses e Especializações: Tecnologia: Exploração das últimas inovações, gadgets e tendências no mundo digital. SEO: Estratégias avançadas de otimização para motores de busca, criação de conteúdo otimizado e técnicas de marketing digital. Automóveis: Análises detalhadas de carros modernos, tecnologias automotivas emergentes e guias de compra para consumidores.

Avatar de David Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *