Carros

A cor do seu carro pode afetar o preço do seguro?

Será que a cor do carro influencia no preço do seguro? Aqui neste artigo, tentaremos saber uma resposta para essa pergunta. Assim, caso esteja procurando comprar um modelo, saberá exatamente se isso pode ser uma forma de conter um pouco os gastos. Principalmente quando for procurar um seguro.

Para isso, veremos se a cor influencia na segurança, se o preço do seguro muda com a cor e como as seguradoras chegam a um valor exato. E então, vamos ver sobre o assunto?

De onde vem a ideia de que a cor do carro influencia na segurança?

Existe uma ideia, de que a cor do carro influencia na segurança. Entretanto, isso não é apenas um rumor.

Tons mais claros, segundo alguns estudos do Centro de Pesquisa de Acidentes da Universidade de Monash, da Austrália, comprovam que tornam o carro um pouco mais seguro.

Mas, por quê?

Bom, os carros que são em tons mais claros, são mais visíveis. Ainda mais quando está circulando à noite.

Sendo assim, um carro preto, por exemplo, irá se confundir muito com a cor da estrada e ficará muito difícil de ser visto.

Tudo bem, mas como isso impacta no preço do seguro?

Como a cor impacta no preço do seguro?

A lógica é simples. Se as seguradoras sabem sobre esse estudo, então podem cobrar mais caro o seguro para os carros mais escuros. Preço esse que não irá precisar ser tão alto, para os modelos mais claros.

Isso porque, seguindo as conclusões do estudo do centro australiano, carros mais escuros podem precisar de mais proteção e, consequentemente, são mais suscetíveis a utilizar o seguro. Enquanto carros mais claros, podem nem precisar utilizar, já que têm menos chances de se envolverem em acidentes.

A cor pode ser um requisito muito pedido para as seguradoras em outros países. Mas, será que essa lógica é empregada pelas seguradoras brasileiras? É o que veremos a seguir.

As seguradoras no Brasil utilizam a cor do carro para aumentar o preço do seguro?

Segundo matéria do Auto Esporte, da Globo, as segurados no Brasil não utilizam a cor do veículo como critério para aumentar o preço.

A rede de comunicação, entrou em contato com as maiores seguradoras do país, para saber sobre este requisito

Sendo assim, segundo elas, a cor do carro, aqui no Brasil, pode não afetar o preço do seguro. Preço esse que é afetado por outros critérios.

Quais são os critérios das seguradoras para estipular o valor do seguro

cor afeta valor do seguro

Como vimos, a cor pode não afetar o preço do seguro, aqui no Brasil. Mas, então o que afeta?

Bom, abaixo, você encontra alguns dos critérios que as seguradoras usam, para estipular o preço do seguro:

  • Faixa etária do condutor
  • Região onde o condutor mora
  • De qual ano o veículo é, bem como seu preço oficial estipulado na tabela Fipe
  • Quantidade de quilômetros rodados que o veículo possui

O preço de um seguro não segue uma tabela fixa. Sendo assim, para algumas pessoas ele pode ser mais barato, bem como para outras ele é mais caro. Além disso, depende muito também da seguradora que você escolhe.

Outro ponto que influencia muito no preço, além daqueles que falamos, é quais situações ele cobre, bem como serviços que são adicionados.

Além disso, existe a questão do roubo. Alguns veículos possuem um índice maior. Sendo assim, para esses modelos, o valor do seguro pode também ser maior.

Por isso, por enquanto, aqui no Brasil a cor do carro não afeta o preço do seguro do veículo.

Gostou das novidades? Então siga o @clubmotor clicando na estrela”☆” e receba informações sobre lançamentos e participe das nossas promoções exclusivas!

David Dias

Me chamo David Dias e sou apaixonado por escrever sobre motos, carros, receitas, finanças, tecnologia e marketing digital. Espero que goste dos meus artigos

Avatar de David Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *