Pode apreender moto com escapamento esportivo?
Pensa em colocar um escapamento esportivo na sua moto, mas está com medo de multas? Bom, saiba que ter o escapamento em si não gera multas.
Isso mesmo, não há nenhuma lei no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que proíba a instalação de um escapamento esportivo. Seja em motos ou em carros.
Entretanto, você pode sim levar multas tendo esse tipo de escapamento. Vamos entender um pouco mais sobre isso?
Pode apreender moto com escapamento esportivo?
O escapamento esportivo pode dar multa se ele produzir ruídos muito acima do que é permitido por lei. Isso mesmo, caso ele faça muito barulho, você pode receber multas.
O limite não pode ultrapassar os níveis de decibéis do escapamento original da moto ou carro. Por isso, na hora de optar por um escapamento esportivo, você deve se atentar aos níveis da sua moto atual.
Assim, pode procurar por um escapamento que se adeque às regras. O limite, no geral, é de 99 decibéis, com uma tolerância de 3 pontos acima disso (102 decibéis no total).
Caso um agente de trânsito ateste que a moto passou desse limite, então você poderá receber uma multa. Porém, o veículo não é apreendido nessa situação.
Instalar o escapamento esportivo em si não infringe nenhuma lei. Se tem muito o medo de que seja considerado como uma mudança na característica do veículo.
Na verdade, o escapamento não é considerado uma mudança na característica. Entretanto, para se certificar que está dentro da lei, é importante então conseguir uma autorização de alteração no DETRAN.
Para isso, entre em contato com o órgão de trânsito da sua região. No site do DETRAN de seu estado você pode encontrar informações de como pedir essa autorização.
Mas, basicamente, se for colocar o escapamento esportivo na moto, se atente aos níveis de decibéis permitidos por lei.
Gostou das novidades? Então siga o @clubmotor clicando na estrela”☆” e receba informações sobre lançamentos e participe das nossas promoções exclusivas!