O que é correia dentada e como saber se precisa trocar?
Aposto que já ouviu falar da correia dentada, não é mesmo? Mas, você não sabe para que este componente serve?
Bom, não se preocupe. Este artigo está aqui para te explicar tudo sobre a correia dentada. Com isso, você não terá mais dúvidas e também poderá se adiantar a possíveis problemas.
Assim, veremos aqui:
- O que é uma correia dentada e quais são suas principais funções
- Quais os maiores problemas que a correia dentada possui
- Os principais sinais de quando é hora de trocar a correia
Dessa forma, você terá uma visão bem completa do componente.
E então, vamos começar a ver sobre a correia?
O que é correia dentada?
A correia dentada de um carro é composta por diversos dentes de borracha para auxiliar sua movimentação. Essa corrente possui duas funções bem essenciais, são elas:
- Garantir a abertura das válvulas do motor
- Garante o sincronismo e funcionamento dos pistões presentes nos cilindros
Com isso, sua função primordial é garantir a proteção da válvula dentro do cilindro. Isso porque consegue controlar e coordenar os movimentos das válvulas e pistões.
Mas, existem alguns problemas muito comuns a respeito do componente, os quais você deve se antecipar. Assim, vamos ver sobre eles a seguir.
Quais os principais problemas da correia dentada do carro?
Entre os principais problemas que podem ser relacionados à correia dentada, temos:
Válvulas entortadas: quando isso acontece, o sistema não consegue trabalhar direito. Dessa forma, o consumo de combustível aumenta, pois se exige mais do motor.
Problemas no pistão: quando a cabeça do pistão fica furada, ele acaba misturando o combustível com o ar. Isso acontece por causa de um superaquecimento na peça. Com isso, a cabeça do pistão acaba sendo danificada. O que também gera um problema com o consumo de combustível.
Motor danificado: dos três problemas que apontamos por aqui, este é o pior. Quando a correia dentada está com problemas, as demais peças ficam se movimentando e se chocando entre si. Com isso, acaba gerando mais problemas em todo o sistema. Chega um ponto o motor fica irrecuperável.
Mas, esses problemas aqui apontados não são totalmente silenciosos. O carro, quando a correia dentada está com problemas, acaba mandando alguns sinais.
Assim, para que você se atente a eles, vamos ver quais são os principais!
Sinais de quando saber que devo trocar a correia dentada?
Como vimos, a correia dentada é um dos principais componentes do motor. Com isso, um problema na peça pode gerar algo muito maior.
Assim, separamos aqui alguns momentos onde você deve se atentar à peça.
-Aumento de consumo de combustível
Um dos principais sinais de problema nas correias, é com relação ao consumo de combustível. Claro que esse não é o único problema que o carro pode ter, que acaba trazendo mais consumo.
Mas, é bom já ficar de olho na correia.
-Barulho no motor
Caso esteja ouvindo muito barulho no motor do carro, pode ser que a correia esteja danificada. Com isso, as peças internas acabam se chocando e não ficam em harmonia.
Pense em uma orquestra. Sem a ajuda do maestro, tudo vai parecer um barulho sem sentido, não é mesmo?
Isso é similar ao que acontece por aqui. Mas, não é só o barulho que pode ser ruim, caso isso esteja acontecendo, as peças internas também podem se danificar.
Sabia que ela pode ser um dos motivos do barulho no motor? Confira agora o porquê e outros motivos para este problema!
-Vibrações incomuns no motor
Caso esteja tendo vibrações bem incomuns, pode ser um dos sinais de que a correia está estragada. Isso porque o movimento não está mais coordenado e as vibrações ficam maiores.
E então, conseguiu aprender sobre o que é a correia dentada? Animado com todas essas novidades e não quer perder nenhuma história ou notícia incrível sobre carros e motos?
Então siga o @clubmotor clicando na estrela”☆” e receba informações sobre lançamentos e participe das nossas promoções exclusivas!