Motos de 50 cilindradas: Veja quais são e saiba se precisa de carteira de habilitação!
Talvez você já tenha ouvido falar de motos de 50 cilindradas, ou ciclomotores, como também são conhecidas. Elas são tipos de motos distintas das que estamos acostumados a ver por aí. Mas, por que elas são diferentes?
Bom, é isso que iremos responder ao longo deste artigo. Para isso, vamos te mostrar se é necessário tirar habilitação para pilotar este tipo de moto. O que são essas motos e quais os documentos necessários para andar com ela. Por fim, veremos então algumas das melhores da categoria.
Dessa maneira, você poderá saber tudo sobre este tipo de moto e se decidir se compra uma ou não.
E então, vamos começar?
É necessário ter habilitação para pilotar motos de 50 cilindradas?
Bom, primeiro temos que entender que motos de 50 cilindradas são consideradas ciclomotores. Sendo assim, entram em uma categoria totalmente diferente das motos comuns.
Essas motos têm um diferencial. Elas conseguem atingir apenas 50 km/h de velocidade máxima. Tudo graças a sua cilindrada mais restrita.
Com isso, estes modelos são mais “simples” do que as motos comuns. Sendo assim, para pilotar um modelo como esse, você precisa cumprir outros requisitos.
Primeiro, não é necessário ter uma CNH para pilotar uma moto de 50 cilindradas. Entretanto, na ausência do documento, você deve ter um Autorização Para Conduzir Ciclomotor, ou ACC, como também é conhecido.
Mas, será que vale a pena tirar este documento?
Vale a pena tirar o ACC ou a CNH?
Bom, ambos os documentos são obrigatórios para a condução de veículos, mas possuem diferenças entre si.
O ACC dá autorização apenas para ciclomotores. Além disso, a obtenção do documento é muito mais rápida do que o da CNH.
Entretanto, se você possui apenas o ACC, não poderá dirigir motos e, muito menos, carros. Com isso, a CNH, além de dar a autorização para pilotar e dirigir modelos maiores e com mais potência, te dá a liberdade de pilotar um ciclomotor.
Somado a isso, o custo envolvido para tirar o ACC, é bem similar ao da CNH. Logo, vale mais a pena ir atrás da Carteira de Habilitação do que apenas a Autorização para Conduzir Ciclomotor.
Mas, lembrando que para dirigir o ciclomotor, a CNH é de tipo A, aquela que habilita a pilotagem de motos. Você também pode ter a AB, que possibilita moto e carro.
Ter a CNH garante que você, no futuro, possa substituir a moto de cinquenta cilindradas por outra mais potente. Com isso, você não precisará tirar a CNH, o que acontece se você tiver apenas o ACC.
Mas, fica à sua escolha. Se pretende apenas ter o ACC para as ciclomotores, também é uma escolha muito válida.
Outras obrigações com relação aos ciclomotores
Além de uma habilitação ACC, é obrigatório que a moto de 50 cilindradas tenha o DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres). Este é um seguro obrigatório, que é pago juntamente com o licenciamento.
Logo, ao se ter um ciclomotor, saiba que este gasto não pode ser evitado.
Agora, se você pensa em comprar modelos como esses, então confira quais são as melhores motos de 50 cilindradas do mercado!
Quais são as melhores motos ciclomotores do mercado?
Entre as melhores ciclomotores, temos:
- Shineray Jet 50 – essa é uma moto de 50 cilindradas que se destaca pela economia de combustível. Você a encontra por preços que ficam em torno de R$ 8 mil.
- Traxx JL 50 Moby – essa pequena moto é interessante por que possui um espaço para guardar objetos, embaixo do banco. Você a encontra por preços em torno de R$ 3 mil.
E então, o que achou das motos de 50 cilindradas? Acredita que elas valem a pena ou é melhor ir atrás de uma moto mais potente?
Animado com todas essas novidades e não quer perder nenhuma história ou notícia incrível sobre carros e motos?
Então siga o @clubmotor clicando na estrela”☆” e receba informações sobre lançamentos e participe das nossas promoções exclusivas!