Como legalizar uma moto comprada em leilão?
Ao longo do artigo, veremos como legalizar uma moto comprada de leilão. Mas não é só isso! Para você saber como participar de um leilão, começaremos vendo como este evento funciona!
Como funciona e como comprar moto de leilão?
O leilão é um evento, onde diversos tipos de veículos, inclusive motos, são colocados à venda, por meio de lotes. Assim, o bem é adquirido através do lance mais alto naquela categoria.
Esse tipo de evento é realizado tanto por empresas especializadas, bem como pelo próprio DETRAN. A maioria dos modelos vem de inadimplência ou passaram por algum tipo de acidente.
Nos leilões, as motos são colocadas em categorias. Onde, dependendo do estado do modelo, ele pode ou não voltar à circulação.
Além disso, motos de leilão são conhecidas por serem mais baratas do que modelos 0 km. Por isso, atraem a atenção de muitas pessoas.
Sendo assim, para participar de um leilão, você deve se inscrever em eventos realizados pelas empresas específicas, bem como ficar de olho se o DETRAN da sua região está com algum leilão aberto.
Por aqui, demos algumas empresas confiáveis, para você poder participar do leilão. Para isso, confira o artigo clicando aqui.
Mas, antes de participar, saiba que o valor da compra deve ser à vista. Por isso, você já deve ter um valor em mente, sobre o quanto pode gastar.
Com isso, depois de participar de um leilão, você ainda precisa legalizar a moto. Veremos a seguir os passos para isso!
Como legalizar moto comprada em leilão?
Primeiramente, você deve ter certeza que irá participar do leilão certo. Você só pode legalizar motos que tenham sido leiloadas em categorias que permitem a documentação do modelo.
Por isso, é muito importante se atentar a isso. Mas, se você já arrematou e a moto pode ter sua documentação realizada, então basta seguir os passos abaixo.
Inspeção do modelo
Primeiramente, depois de ter arrematado o veículo, você deve tirar o CSV (Certificado de Segurança Veicular). Este é um documento que é expedido depois de uma inspeção técnica.
Essa vistoria é importante, pois assegura que a moto está funcionando perfeitamente. Além disso, o documento é obrigatório para documentar a moto junto ao DETRAN, como veremos mais à frente.
Mas, para essa vistoria, você deve obter uma autorização do DETRAN e só pode ser feita em locais credenciados pelo INMETRO.
Além disso, você deve ficar de olho nos prazos. Existe um período específico para que a vistoria seja realizada. Esse prazo é estipulado pelo próprio DETRAN ou empresa leiloeira.
Documentação e autorização do DETRAN
Depois de realizada a inspeção da moto, e o CSV for emitido, você deve ir até o DETRAN da sua região.
Você tem o prazo de 30 dias para levar a nota de arrematação. Caso não compareça no prazo estipulado, isso pode gerar multas e perda de pontos da habilitação.
Com isso, você deve levar uma série de documentos, para legalizar a moto comprada em leilão. São eles:
- Requerimento para desbloqueio de sinistro;
- Nota fiscal original de compra. Documento emitido pela empresa leiloeira;
- Auto do Leilão;
- Documentos pessoais: RG, CPF e comprovante de residência. Não se esqueça que são os originais e cópias;
- Certificado de registro de veículo (CRV);
- Certificado de segurança veicular (CSV);
- Laudo de vistoria da Empresa Credenciada de Vistoria (ECV);
- Comprovante do pagamento da taxa de emissão do CRV.
Qual o prazo para a moto de leilão ser legalizada?
Depois que você enviou todos os documentos necessários, o DETRAN tem até 90 dias úteis para poder legalizar a moto comprada em leilão.
Animado com todas essas novidades e não quer perder nenhuma história ou notícia incrível sobre carros e motos?
Então siga o @clubmotor clicando na estrela”☆” e receba informações sobre lançamentos e participe das nossas promoções exclusivas!