Como saber se um veículo tem passagem por leilão?
Se você quer saber se um veículo é de leilão, então está no artigo certo! Aqui, veremos as formas para você descobrir essa informação, de forma gratuita.
Saiba que um carro ou moto de leilão, pode ter a mesma qualidade que um veículo de concessionária. Com isso, a confusão pode acontecer muito facilmente.
Por isso, existem algumas formas de saber se o automóvel é proveniente de um leilão. Vejamos então as formas mais comuns a seguir.
Como saber se um veículo é de leilão?
Existe uma forma para descobrir essa informação. Entretanto, ela é paga. Para saber se um veículo é de leilão, é através de uma Perícia Veicular. Esse procedimento poderá atestar se aconteceu alguma modificação no veículo, como no chassis.
Sendo assim, ela pode atestar se o modelo é ou não proveniente de um leilão. Entretanto, o serviço é pago, devendo então desembolsar uma quantia para realizar o procedimento.
Mas, se não conseguir saber a proveniência de um veículo pelo método anterior, o investimento vale a pena.
Consulta ao histórico do veículo
Não aparece, no documento do veículo, a informação de que ele veio de um leilão. Mas, a consulta ao histórico do veículo pode te ajudar muito.
Nesse método, basta utilizar o número da placa. Ela pode revelar a proveniência do modelo, principalmente nas questões envolvendo a compra do modelo.
Sendo assim, uma análise ao histórico veicular, também pode trazer outras informações muito importantes. Uma delas é se o carro é sinistrado, ou seja, proveniente de um roubo. Outra informação, é se o modelo possui algum débito em seu histórico também.
Pela internet, você encontra algumas empresas que fazem esse tipo de serviço. Entretanto, poderá realizar a consulta no próprio DETRAN do seu estado. Basta ir no site do órgão e então informar os dados do veículo.
Um dos principais dados que você irá utilizar, para poder saber o histórico veicular, é o RENAVAM.
Além disso, em uma consulta ao histórico, você consegue até mesmo saber se o veículo esteve envolvido em um acidente.
Para isso, consulte o CSV (Certificado de Segurança Veicular), para saber sobre essa informação.
Por que é importante saber a origem de um veículo?
Bom, como vimos, existem algumas formas de saber se um carro é de leilão. Mas, por que é importante saber se um veículo tem essa origem?
Existem alguns fatores que importam e que acabam interferindo no uso do veículo. Com isso, é importante você saber sempre a procedência do veículo, antes de fechar algum negócio.
O primeiro ponto sobre um carro de leilão, é que a documentação pode demorar. Isso porque processos contra antigos donos podem ainda estar rolando. Com isso, a entrega do modelo pode ser mais tardia.
Sendo assim, a consulta ao histórico evita que você passe por isso, antes de esperar o processo judicial terminar.
Outro ponto, é que carros de leilões podem não ter passado por nenhuma vistoria prévia. Com isso, podem apresentar algum problema mecânico que impeça o bom funcionamento do veículo.
Sendo assim, um carro sem vistoria pode ser um problema muito grande. Por isso, é importante saber se o modelo já passou por uma.
Com isso, por último, você consegue ainda utilizar o histórico do veículo, para poder contratar uma seguradora. Sendo assim, essa pode ser uma ótima forma de convencer a empresa.
Afinal, as seguradoras ficam com o pé atrás, com modelos advindos de leilão. Embora não seja proibido conceder seguro a carros leiloados. É apenas uma desconfiança das empresas.
Animado com todas essas novidades e não quer perder nenhuma história ou notícia incrível sobre carros e motos?
Então siga o @clubmotor clicando na estrela”☆” e receba informações sobre lançamentos e participe das nossas promoções exclusivas!