Controle de Estabilidade: O Que É e Como Funciona?
Controle de estabilidade e DRL passam a ser itens obrigatórios em veículos vendidos no Brasil.
Entrou em vigor no dia 1° de janeiro de 2024 a legislação que torna obrigatória a presença do controle de estabilidade (ESP) e das luzes de rodagem diurna (DRL) em todos os veículos novos vendidos no Brasil.
Além disso, os carros agora também devem vir equipados com o aviso de não-afivelamento do cinto de segurança.
A resolução 567 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que esses equipamentos de segurança já deveriam ter sido obrigatórios entre 2022 e 2023.
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Montadoras terão prazo para se adequarem à nova legislação relacionada à segurança dos veículos automotores.
No entanto, o prazo foi estendido devido a uma solicitação da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), argumentando dificuldades causadas pela pandemia.
A obrigatoriedade desses itens será estendida aos veículos pesados, como vans, caminhões e ônibus, a partir de 1° de janeiro de 2025, visando também aumentar a segurança nas estradas brasileiras.
Atualmente, alguns modelos, como o Fiat Mobi, Fiat Argo, Cronos, e o Renault Stepway 1.0 e 1.6 ainda são comercializados sem o controle de estabilidade, apesar de serem modelos 2024.
Nestes casos, o controle de estabilidade é vendido como item opcional, com valores variando entre R$ 490 e R$ 700, dependendo do modelo.
No entanto, a tendência é que os veículos sem esse equipamento de segurança sejam gradualmente retirados de linha ou passem a ser equipados com o controle de estabilidade em breve, para se adequarem à nova legislação.
O controle de estabilidade é um dispositivo eletrônico que atua nos freios e acelerador do veículo, mantendo-o na trajetória correta em caso de mudança brusca de direção. Isso evita a perda de controle e ajuda a prevenir acidentes.
Além dos itens mencionados, a nova legislação também adiou em três anos a obrigatoriedade das luzes de rodagem diurna e trouxe outras exigências relacionadas à iluminação dos veículos, como a indicação de frenagem brusca de emergência, com o pisca-alerta sendo acionado automaticamente nessa situação.
Os repetidores de seta nos retrovisores ou nos para-lamas também serão obrigatórios.
Lei visa aumentar a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes nas estradas brasileiras.
Vale ressaltar que a lei não estipula um tipo específico de iluminação para as luzes de rodagem diurna. Elas podem ser tanto de LED quanto de lâmpadas convencionais, desde que permaneçam acesas enquanto o veículo estiver em funcionamento.
Outro requisito agora obrigatório é o aviso de não-afivelamento do cinto de segurança em todos os tipos de veículos, desde automóveis até caminhões e ônibus.
A legislação brasileira também passou a exigir o teste de impacto lateral para a homologação de todos os veículos a partir de 2024.
Essa medida tem como objetivo garantir uma maior proteção aos ocupantes dos veículos em caso de colisões laterais.
Com a implementação dessas novas exigências, o Brasil busca aumentar a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes, visando a proteção dos condutores, passageiros e demais usuários das vias públicas.
O cumprimento dessas normas é fundamental para garantir a segurança e bem-estar de todos no trânsito brasileiro.
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